TIGRAY
conheça o tigray
localização
Os graves combates armados em Tigray, uma das regiões administrativas da Etiópia (chamadas de "kililoch"), próxima a fronteira norte com a Eritreia e Sudão, tendo cerca de 6 milhões de habitantes, tiveram início em 4 nov 20, envolvendo forças etíopes e tropas aliadas da Eritreia contra forças da Frente de Libertação do Povo Tigray (TPLF).
refugiados
O conflito forçou pelo menos 2,2 milhões de pessoas a abandonarem suas casas, com mais de 61.000 fugindo para o Sudão na condição de refugiados. Ao mesmo tempo, cerca de 97 mil refugiados da Eritreia se encontram em Tigray sob condições precárias e em constante perigo de vida.
estupros
O estupro está sendo usado como arma de guerra! Há inúmeros relatos de homens forçados a estuprar membros de suas próprias famílias, inclusive crianças, e mulheres forçadas a trocar sexo por comida. Tem havido também violência sexual contra mulheres e meninas em vários campos de refugiados.
fome
Grandes áreas de terras agrícolas foram abandonadas. Os camponeses não têm sementes e bois para arar pois foram saqueados. Os soldados ameaçam: "Você não vai arar, não vai colher e, se tentar, vamos matá-lo". Em vilas remotas, eles levantam seus bois à meia-noite e aram na escuridão antes do amanhecer. Cerca de 353 mil pessoas estão em situação de "catástrofe" e outras 1,7 milhão em "emergência", ambos termos técnicos para fome.
crianças
A fome é uma forma cruel de morrer, pois o corpo desnutrido consome seus próprios órgãos a fim de gerar energia suficiente para manter um lampejo de vida. Aqueles que sucumbem primeiro são as crianças - normalmente 2/3 dos que morrem de fome. Se nada for feito estima-se que 300 mil crianças morram de fome nas próximas semanas. Muitas já estão morrendo hoje!
cristãos
Tigray é a razão pela qual a Etiópia é considerada um dos países cristãos mais antigos do mundo. A igreja exerce um papel central na vida diária de cada família. Cada comunidade tem uma igreja. A região é repleta de estruturas, artefatos, festivais, histórias, roupas e muito mais. De acordo com o censo de 2007, aproximadamente 96% da população de Tigray é cristã.