Acreditamos na sinergia dos pequenos atos, especialmente quando nos dedicamos de coração à uma causa. Existem várias áreas e formas de voluntariar-se no ABUNA. Temos oportunidades presenciais (Maringá, Boa Vista ou no exterior) e à distância (em nossos grupos temáticos, de forma virtual), em curto, médio ou longo prazo.

Confira as áreas, veja onde pode colaborar e entre em contato. Venha fazer parte da transformação de vidas!

  • Advocacy: grupo voltado à defesa dos direitos humanos e assessoria jurídica aos nossos cooperados. Luta contra o trabalho escravo, a exploração sexual, o tráfico de pessoas, etc. (para advogados, internacionalistas e afins)
  • Educação: busca orientar e criar oportunidades de capacitação para os refugiados e migrantes cooperados. Envolve desde o ensino de Português, orientação transcultural, cursos à distância e presenciais (professores, pedagogos, etc)
  • Comunicação (mídia): responsável pela apresentação do ABUNA e seus projetos para o público em geral (jornalistas, fotógrafos, cineastas, roteiristas, animadores, web-designers, etc)
  • Cultura & Arte: grupo voltado à celebração da vida e suas expressões artísticas, seja da cultura brasileira, apresentando-a aos nossos cooperadores, como também resgatando suas culturas e apresentando-as à sociedade brasileira (música, teatro, literatura, dança, gastronomia, etc).
  • Saúde: voltado aos profissionais da área de saúde (física ou emocional), que se dispõe a oferecer seus serviços e habilidades aos nossos cooperados (médicos, enfermeiros, dentistas, psicólogos, etc).
  • Moradia: é uma das áreas mais complexas e um grande desafio para os migrantes e para nós, que os acolhemos. Este grupo visa reunir arquitetos, engenheiros, designers de interiores e profissionais afins na busca de soluções criativas para nossos cooperados.
  • Trabalho & Renda: para você que é empresário, economista, administrador de empresa, executivo, couch ou investidor, temos a oportunidade para que participe de nossa INCUBADORA, propondo soluções e oferecendo consultoria para nossos novos empreendedores.
  • Socialização: todo migrante deixou pra trás sua rede de relacionamento, sue família e amigos. Aqui no Brasil, é essencial que uma nova rede seja criada. Muitas vezes a solidão e o isolamento são grandes demais para serem vencidos sozinhos. Um dos valores do ABUNA é a COMUNIDADE. Se você gosta de conversar, de enturmar os outros, este grupo é pra você.

Se desejar participar como voluntário numa viagem de CURTO PRAZO, temos equipes sendo formadas para atuar em locais de crise, seja no Oriente Médio (Turquia, Iraque, Jordânia e Líbano), Europa (Grécia e Alemanha), Tailândia, Uganda e no norte do Brasil (Roraima), entre os venezuelanos. Mais informações aqui!

O ABUNA oferece a todos os voluntários um programa de orientação, parte feito à distância, parte presencial em nossa base em Maringá, PR.