Nossas ações visam restaurar a dignidade das pessoas em situação de refúgio. Através do programa CAMINHO DA DIGNIDADE, identificamos a situação concreta da pessoa, estabelecemos os marcos de sua trajetória e acompanhamos de perto sua restauração, passo-a-passo. O programa aborda DE FORMA INTEGRAL E PERSONALIZADA cada refugiado, reconhecendo suas necessidades físicas, emocionais, intelectuais, psicossociais e espirituais.

Cremos na COMUNIDADE. Nossas ações também partem do princípio que todos podem colaborar. Por mais vulnerável que esteja, toda pessoa traz consigo um conhecimento, uma riqueza, um potencial que pode ser colocado à serviço do outro. Todas as pessoas que assistimos são chamados de nossos cooperadores, e são encorajados a contribuir com algo para a comunidade.

Estamos alertas a toda forma de assistencialismo, que enxerga o migrante como um peso, um inválido, olhando-o de cima pra baixo, incapaz. Ao contrário, através de nossos programas, buscamos resgatar e valorizar a riqueza única  que cada migrante traz consigo.

Sabemos que uma das principais perdas sofridas por uma pessoa em situação de refúgio é sua capacidade de acreditar num futuro melhor. As violências sofridas, os traumas, as muitas frustrações e decepções, o choque cultural, isolamento social, tudo contribui para que a pessoa fique num estado de paralisia, sem ver uma luz no fim do túnel. Por isso, um de nossos principais objetivos é compartilhar ESPERANÇA. Fazemos isso através de atos de amor, estabelecendo confiança em novos relacionamentos, integrando-os novamente numa comunidade onde possam ser aceitos, reconhecidos, amados e onde também contribuam.

O principal ingrediente da esperança é a . A espiritualidade, no nosso caso, a fé cristã, é o alicerce sobre o qual construímos toda nossa abordagem.