A CASA ROSADA é a “casa de passagem” do ABUNA, em Maringá. Nela acolhemos pessoas em situação de refúgio, priorizando casos mais vulneráveis vindos do Oriente Médio, Ásia, África e América Latina.
Através da Casa Rosada contribuímos para suprir uma das maiores carências do migrante em situação de refúgio, a saber, a moradia em um ambiente seguro e acolhedor. A quase totalidade dos refugiados chega ao ao Brasil sem contatos e sem recursos. Como o governo brasileiro oferece pouquíssimas opções de moradia, eles acabam em ocupações ilegais, sendo alvo de redes do trabalho escravo ou prostituição, e alguns acabam mesmo vivendo nas ruas.
Uma casa de passagem para refugiados é um projeto de alta complexidade social, exigindo muito amor, dedicação e sabedoria, pois envolve inúmeros aspectos, entre eles o cuidado integral de pessoas com traumas de guerra e perseguição, vindas de diferentes culturas.
A Casa Rosada fica situada num bairro residencial, tranquilo e seguro em Maringá, e oferece abrigo temporário (de 3 a 6 meses, dependendo do caso), enquanto nossa equipe, em parceria com o migrante, busca por uma solução definitiva para sua moradia.  Enquanto estão na Casa, nossos hóspedes têm acesso, seja por nós ou por nossos parceiros institucionais, aos seguintes serviços:

  • Assessoria jurídica (documentação de refúgio, reunião familiar, etc);
  • Aulas de Português, cultura brasileira, culinária, etc;
  • Atendimentos médicos, psicológicos e pastorais;
  • Capacitação e reciclagem profissional;
  • Apoio para a inserção no mercado de trabalho (banco de emprego);
  • Atividades recreativas e culturais;
  • Atendimento social (roupas, medicamentos, etc)

Você pode participar da implementação deste sensível e estratégico projeto através de uma contribuição financeira mensal, ou esporádica. Clique aqui para ver as opções.
Para mais informações, escreva para admin@abuna.org.br ou ligue (44) 99151-3207 WhatsApp